Uma abordagem cooperativa aplicada à conservação e gestão de berbigão
As alterações globais e a elevada pressão pesqueira comprometem a conservação de berbigão na Ria de Aveiro, contribuindo para a diminuição das unidades populacionais de pesca que se tem observado nos últimos anos. O projeto COACH visa promover a conservação e a exploração mais sustentável deste importante recurso natural, juntamente com os serviços do ecossistema que fornece, e o desenvolvimento económico e social da comunidade local. Para atender às necessidades de conservação da espécie, propomos uma abordagem colaborativa que reúne cientistas, partes interessadas e o público em geral num plano de gestão dinâmico. Os objetivos do projeto são: avaliar o desempenho e a aptidão da população de berbigão para determinação da sua distribuição, abundância, dinâmica populacional e estado reprodutivo; identificar as principais causas e ameaças à persistência do berbigão, incluindo esforço de pesca e doenças; estimar padrões e dinâmicas de distribuição da população de berbigão na Ria de Aveiro em função da variabilidade ambiental usando modelos ecológicos; criar uma ferramenta de apoio à gestão e conservação dinâmica da espécie na Ria de Aveiro; promover o desenvolvimento sustentável da pesca do berbigão e a sustentabilidade económica, social e ambiental; criar uma cooperativa de pesca de berbigão; e promover atividades de divulgação para fomentar a consciencialização dos cidadãos para necessidades de conservação do berbigão. Estas atividades serão conduzidas por uma equipa multidisciplinar apoiada por consultores especializados. A ferramenta de apoio à gestão dinâmica do berbigão na Ria de Aveiro e a criação da cooperativa de pescadores constituirão os principais resultados deste projeto, contribuindo para a conservação da população de berbigão na Ria de Aveiro.
O desempenho e a aptidão da população de berbigão serão avaliados através da determinação da sua distribuição, abundância, dinâmica e saúde reprodutiva.
A identificação das principais causas do declínio e do sucesso da população de berbigão será realizada por meio de uma avaliação completa do esforço de pesca, fatores abióticos e doenças.
O mapeamento preditivo de habitat com base em modelação de nicho ecológico (ENM) será usado para estimar a distribuição potencial da população de berbigão na Ria de Aveiro e prever as tendências de distribuição futuras em diferentes cenários de alterações climáticas. Os resultados vão alimentar uma ferramenta de apoio para auxiliar as ações de gestão e conservação.
O desenvolvimento sustentável da pesca do berbigão e consequente incremento dos serviços económicos, sociais e ambientais para a região local será promovido e apoiado através da fundação de uma cooperativa.
Ações de comunicação e divulgação serão realizadas durante toda a vida do projeto com o objetivo de gerar literacia, sensibilização e envolvimento em diversos públicos-alvo.